Programação


Segunda-feira, 22 de julho

8:00 - 8:30 Credenciamento

8:30 - 9:00 Abertura da IX Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica da UFSM

9:00 - 9:30 Coffee break

9:30 - 11:00 Palestra Prof. Dr. Elgion Loreto: "Toxicologia e mobilização de transposons"

11:00 - 13:00 Almoço

13:00 - 17:00 Módulos práticos


Terça-feira, 23 de julho

9:00 - 10:00 Palestra Prof. Dr. João B. Teixeira da Rocha: "Selênio e mercúrio

10:00 - 10:30 Coffee break

10:30 - 12:00 Palestra Prof. Dr. Diogo Losch de Oliveira: "Acoplamento neuro-metabólico durante crises convulsivas prolongadas: papel dos diferentes substratos energéticos"

12:00 - 13:00 Almoço

13:00 - 17:00 Módulos práticos


Quarta-feira, 24 de julho

9:00 - 10:00 Palestra Profª. Drª. Nilda de Vargas Barbosa: "Ação de antioxidantes na toxicidade induzida por hiperglicemia"

10:00 - 10:30 Coffee break

10:30 - 12:00 Palestra Profª. Drª. Gabriela Trevisan dos Santos: "Participação do canal TRAP1 nos mecanismos envolvidos na dor neuropática"

12:00 - 13:00 Almoço

13:00 - 17:00 Módulos práticos


Quinta-feira, 25 de julho

9:00 - 10:00 Palestra Profª. Drª. Natália Brucker: "Aspectos toxicológicos da exposição ambiental e ocupacional aos xenobióticos presentes no ar"

10:00 - 10:30 Coffee break

10:30 - 12:00 Palestra Drª. Carla Sartori: "Modelos para o estudo da depressão em roedores"

12:00 - 13:00 Almoço

13:00 - 17:00 Módulos práticos


Sexta-feira, 26 de julho

8:00 - 12:00 Preparo das apresentações

12:00 - 13:30 Almoço

13:30 - 14:00 Apresentação Módulo 1

14:00 - 14:30 Apresentação Módulo 2

14:30 - 15:00 Apresentação Módulo 3

15:00 - 15:30 Coffee break

15:30 - 16:00 Apresentação Módulo 4

16:00 - 16:30 Apresentação Módulo 5

16:30 - 17:00 Encerramento da IX Oficina de Inverno de Bioquímica Toxicológica da UFSM

PALESTRANTES CONFIRMADOS


Durante as manhãs, os participantes da Oficina e demais interessados assistirão a palestras com renomados professores internos e externos à UFSM. As palestras serão ABERTAS AO PÚBLICO. Porém, apenas os participantes receberão certificado.


Clique nas fotos e confira os Currículos Lattes completo dos palestrantes



Natália Brucker

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Participou do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior pelo programa Probral da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universität Hohenhein (Alemanha). Pós-doutorado em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014-2015). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria estando vinculada ao Departamento de Fisiologia e Farmacologia e ao Programa de Pós-Graduação em Farmacologia na linha de pesquisa toxicologia e nutracêutica.

Carla Elena Sartori Oliveira

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2011), mestrado (2013) e doutorado (2017) em Ciências Biológicas (Bioquímica Toxicológica) pela UFSM. Atualmente é bolsista de pós-doutorado Junior/CNPQ vinculado ao Programa de Pós Graduação em Bioquímica Toxicológica da UFSM e professora voluntária na disciplina de Bioquímica I BBM1022 para o curso de zootecnia da UFSM.

João Batista Teixeira da Rocha

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1986), e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996). Realizou seu Pós-Doutorado na UFRJ, Departamento de Bioquímica Médica no Laboratório de Bioenergética coordenado pelo Prof. Leopoldo de Meis (1997-1998). Atualmente trabalha na área de bioquímica, toxicologia e farmacologia de organocalcogênio, papel do estresse oxidativo em patologias humanas e experimentais e educação em ciências. Têm experiências na área de toxicologia, sistema nervoso central (incluindo psicofarmacologia e desenvolvimento), farmacologia de organocalcogênios e interação entre calcogênios e tióis. Participa de atividade relacionados ao ensino de ciências e como melhorar o ensino de ciências por meio da interação entre cientistas, estudantes e professores do ensino médio e fundamental.

Diogo Losch de Oliveira

"Formado em Ciências Biológicas em 2002 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde ainda no segundo semestre de faculdade iniciei minha carreira científica como bolsista de Iniciação Científica no Departamento de Bioquímica da UFRGS, sob orientação da Profa. Susana Wofchuk. Em 2004 conclui meu Mestrado e em 2008 meu Doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul sob orientação da Profa. Susana Wofchuk e Co-orientação do Prof. Diogo Onofre Gomes de Souza. Atuei como professor da Universidade de Passo Fundo durante 3 anos, onde ministrei as disciplinas de Bioquímica e Fisiologia Humana. Fui bolsista de Pós-Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Bioquímica da UFRGS durante o período de 2008-10, onde desenvolvi projetos de pesquisa na área de neuroquímica e comportamento animal. Trabalho principalmente com injúria cerebral mediada por glutamato e estratégias de neuroproteção, abordando aspectos moleculares, farmacológicos e clínicos. Atualmente, estou desenvolvendo modelos de estudo de injúria cerebral em zebrafish (Danio rerio), levando em consideração aspectos neuroquímicos, farmacológicos e comportamentais. Atuo também na área de Educação em Ciências, onde participo como organizador e monitor de cursos de extensão para professores da rede pública de ensino de Porto Alegre, promovidos pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Atualmente sou professor adjunto do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul."


Denis Broock Rosemberg

Licenciado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Mestre em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e Doutor em Bioquímica pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente, é professor Adjunto C - Nível 1 da Universidade Federal de Santa Maria e orientador de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em neuroquímica, mecanismos de neuroproteção e comportamento, utilizando principalmente o peixe zebra como organismo teste na área de neuropsicofarmacologia experimental.


Nilda de Vargas Barbosa

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), com mestrado em Ciências Biológicas-Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria (2006). Atualmente é Professor Associado 2 da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Fisiologia Geral, atuando principalmente com os seguintes temas: estresse oxidativo, antioxidantes e modelos experimentais de patologias humanas. Membro da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência: Novos Talentos da Rede Pública (RNEC), onde participa de atividades voltadas para melhorias no Ensino de Ciências na Rede Pública, trabalhando com estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio. 


Elgion Loreto

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1982), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Professor associado da Universidade Federal de Santa Maria. Docente do PPG em Genética e Biologia Molecular da UFRGS, do PPG em Biodiversidade Animal da UFSM e do PPG em Educação em Ciências da UFRGS, UFSM e FURG. Suas principais áreas de pesquisa são: BIOLOGIA EVOLUTIVA: elementos de transposição; transferência genética horizontal; plasticidade genômica; ENSINO DE CIÊNCIAS: experimentação como indutor de criatividade; conceitos unificadores em Biologia.

Gabriela Trevisan dos Santos

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é professora orientadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde desenvolve e orienta projetos que tem como objetivo observar a participação dos canais TRP (TRPA1 e TRPV1) na dor de cabeça na enxaqueca, na dor observada no câncer, na esclerose múltipla e na síndrome de dor complexa regional. Tem experiência na área de Farmacologia e Bioquímica, com ênfase em farmacologia da inflamação e dor, atuando principalmente nos seguintes temas: TRPA1, TRPV1, dor neuropática, dor de cabeça na enxaqueca, dor do câncer, dor na esclerose múltipla e síndrome de dor complexa regional.

MÓDULOS PRÁTICOS CONFIRMADOS


Enquanto as palestras ocorrerão no período da manhã, as tardes serão reservadas para os módulos práticos da oficina, onde serão ensinadas diferentes técnicas utilizadas nas pesquisas do PPGBTox da UFSM. No ato da inscrição, os candidatos escolherão qual módulo prático pretendem participar.

"Utilização do peixe-zebra como organismo modelo em estudos de neurofenotipagem comportamental"


Coordenador do módulo: Prof. Dr. Denis Broock Rosemberg 

"Contribuição do canal TRPA1 na dor causada pelo quimioterápico oxaliplatina"



Coordenador do módulo: Profª. Drª. Sara Marchezan de Oliveira

"Manejo reprodutivo de zebrafish"

Coordenador do módulo: Profª. Drª Vania Lucia Loro

"Utilização de células sanguíneas humanas como modelo alternativo para estudos toxicológicos"


Coordenador do módulo: Profª. Drª. Nilda de Vargas Barbosa

"Inibição da acetilcolinesterase por pesticidas: uma análise computacional"

Coordenador do módulo: Prof. Dr. joão Batista Teixeira da Rocha